O PHTLS é um curso de atendimento pré-hospitalar (APH) ao trauma grave focado em atividades práticas. Um dos mais tradicionais e acreditados cursos de atendimento pré hospitalar, exigido por instituições públicas e privadas como pré requisito para o atendimento ao trauma e emergência.
São abordados os conteúdos descritos no Manual do PHTLS que deve ser lido pelo aluno previamente ao curso, envolvendo aspectos relevantes da prevenção, biomecânica, anatomia e fisiopatologia dos diversos sistemas envolvidos nas lesões. Por esta razão é útil para estudantes e profissionais de áreas correlatas à saúde, ligados a serviços médicos, de segurança e de prevenção de acidentes.
Com base no ABCDE do trauma, o PHTLS respeita as mais consistentes diretrizes do atendimento ao trauma adaptadas para as situações de atendimento na cena. A tradicional sequência Airway, Breathing, Circulation, Disability and Exposure, oferece uma sistemática lógica e efetiva de reanimação e, no caso do APH, encaminha para atendimento hospitalar um paciente assistido por uma linguagem comum, o ATLS. Agora precedido por um X, o PHTLS renova o programa, com conteúdo de caráter iminentemente prático.
As atividades práticas permitem exercitar, com realismo, o atendimento ao traumatizado, dentro do princípio de realizar na cena somente as intervenções necessárias. O PHTLS preconiza evitar a perda tempo no local, minimizando o dano ao traumatizado grave.
As aulas:
O curso é composto por 1 diretor e 3 instrutores selecionados entre alunos que se destacam e que recebem formação específica para exercerem essa atividade. Uma vez aprovado no curso preparatório e havendo participado de cursos como candidato, o instrutor é integrado aos cursos oficiais e poderá participar de cursos em todos os países membros do programa.
As aulas teóricas constituem a base do conhecimento e apresentam um modelo semi-interativo, com discussões de casos em que o aluno vai incorporando o conhecimento de forma coletiva e cumulativa.
As aulas práticas são realizadas na forma de estações de habilidades onde os elementos teóricos do manual são postos em prática, oferecendo a oportunidade de treinar sob orientação os diversos procedimentos, após uma demonstração feita pelo instrutor.
O curso aborda o atendimento ao trauma tanto em nível básico quanto avançado e é considerado pré-requisito para exercer o atendimento de emergência e trauma.
Por isso, é indicado para todos os profissionais da saúde que trabalham ou desejam trabalhar com emergências ou atendimento pré hospitalar.
Médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, estudantes de medicina ou enfermagem e bombeiros podem participar do curso.